23/01/2018

A VIDA DE JESUS - SEUS DISCÍPULOS


 
 
O livro de Mateus 4:18-22 e também Lucas 6:12-19 tem o relato de Jesus escolhendo 12 homens para seus discípulos, que mais tarde seriam apóstolos. Mas qual será o significado de discípulo e apóstolo?
 

Discípulo: Todo aquele que é chamado para servir, aprender, imitar, seguir alguém.
Apóstolo: Todo aquele que é enviado para fazer algo especial, uma tarefa específica, uma missão importante.
 
 
Vemos claramente que antes destes homens serem apóstolos, eles foram discípulos, andaram com o Mestre e aprenderam seu ofício, foram preparados por Jesus para continuar a obra de Deus aqui na Terra quando Jesus voltasse para a Glória.
 
 
Mas quem será estes homens e o que eles faziam para seu sustento? Eles eram mais especiais que os outros homens? Eram os melhores seres humanos da terra para conseguir lugar tão privilegiado e nobre assim? Vamos conhece-los?
 
 



OUTROS APÓSTOLOS

 
 
 
Estes homens não eram perfeitos, eram homens comuns com trabalhos simples como pescadores, cobradores de impostos, construtores de tendas entre outras profissões comuns da época, assim como Jesus que era carpinteiro. Homens que aceitaram largar todo o pouco que tinha para seguir a Jesus, mas seguir por medo? Acredito que não, seguir por amor mesmo, por livre e espontânea vontade.
 
 
Homens que acreditaram na mensagem do Mestre e decidiram viver o sobrenatural de Deus, fazendo parte de um plano maior que a própria vida deles. E até hoje Jesus está chamado e escolhendo os seus discípulos para que a sua mensagem de cruz não morra e que a sua obra não cesse. E você está atendendo ao chamado de Deus ou está pensando se aceita ou não? Não pense, larga tudo, suas vontades e sonhos pessoais, não espere porque poderá ser tarde demais.
 
 
Todos os 3 evangelhos sinóticos trazem a lista dos escolhidos por Jesus (in Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Mas os detalhes biográficos são raros. Abaixo veja a lista dos apóstolos e, eventualmente, alguma indicação daquilo que faziam.
 
  • Simão, chamado Pedro - Pescador
  • André, irmão de Pedro - Pescador
  • João, irmão de Tiago Maior, autor do Evangelho - Era discípulo de João Batista e provavelmente pescador
  • Felipe - Nenhuma informação sobre a profissão
  • Tiago Maior - Pescador
  • Bartolomeu - Nenhuma informação. Era de Caná
  • Tomás- Nenhuma informação sobre a profissão
  • Mateus, evangelista - Cobrava impostos
  • Tiago Menor ou Tiago de Alfeu - Nenhuma informação sobre a profissão
  • Judas Tadeu (Judas de Tiago) - Nenhuma informação sobre a profissão
  • Simão Cananeu (Simão Zelota) - Lutava contra a dominação romana
  • Judas Iscariotes, que traiu Jesus - Nenhuma informação sobre a profissão





VEJA TAMBÉM...
 
 
 

Por: No Teu Altar
Foto: Google
Fonte: A biblia.org e Wikipédia - Esta história se encontra no livro de Mateus 4:18-22 e Lucas 6:12-19




     
Copyright © No Teu Altar - 2018. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA